Ultimas Postagens

A História do Rap





Provavelmente você que está lendo essa postagem não esta nem um pouco interessado em saber quem eu sou, apenas quer ler o post e ir embora, mas calma, primeiramente bem vindo ao blog e segundo, não pare só neste post, temos muita coisa interessante por aqui para quem aprecia a cultura do rap/trap. Nosso blog cobre todos os lançamentos da cena do trap, além de deixar você por dentro de todos os acontecimentos/tretas dentro da cultura, sem falar nos posts interativos com o público. Desejo uma boa experiência nesse post, mas não pare por aqui, conheça mais o VivaRap.

 A HISTÓRIA DO RAP 

RAP, Rhythm and poetry, ritmo e poesia é um gênero musical que teve inicio por volta dos anos 60 nos guetos da Jamaica, mas foi nos Estados Unidos que ele ganhou força, onde chegou nos anos 70, nos bairros mais humildes de Nova Iorque. Nesta época os norte-americanos e os hispanos ansiavam por uma forma forte de protesto e o rap acabou sendo a ferramenta perfeita. As letras desde já criticavam a opressão sofrida pela minoria mais humilde dos subúrbios de Nova Iorque e logo essa minoria se identificou, dando cada vez mais voz ao gênero no país.

O rap neste período era conduzido geralmente nas ruas, depósitos ou galpões por Mc´s (Mestre de Cerimônia) ou por DJ´s, tais figuras usavam de rimas e batidas rápidas para agitar o público. As rimas eram repletas de gírias que facilmente atingiam os jovens, e o estilo de batida agitada que gerou as danças de rua logo constituiu a cultura Hiphop, gerando um novo estilo de vida para os apreciadores do ritmo, estilo mais solto, mais protestante e cada vez mais de auto empoderamento próprio dessa minoria, como visto até hoje.

O primeiro single de rap a ser lançado não foi "Rapper´s Delight" como muitos pensam, a primeira canção de hiphop foi gravada alguns meses antes, intitulada "King Tim III (Personality Jock)" do grupo Fatback Band. King Tim III integra o álbum "XII" e foi lançada em 1979. Porém foi a Rapper´s Delight da Sugarhill Gang que deu um forte impulso de partida para que o hiphop ganhasse força nos Estados Unidos.

Os anos 80 foi o auge do rap, foi quando o gênero começou a ganhar mais poder e a cultura do hiphop começou a ser conhecida. Os jovens fizeram uma revolução no ritmo, pois enjoados do estilo da disco music, passaram a criar suas próprias batidas, que neste início eram feitas geralmente através da mixagem de trechos de outras músicas. O R&B foi um ritmo importante neste processo, pois muitas músicas do gênero eram usadas para a criação destas batidas, as musicas do James Brown por exemplo eram uma forte referência para os DJ´s da época.

Ainda na década de 80 o rap acabou se misturando com outros ritmos musicais, dando origem a novos gêneros, como o Acid Jazz, raggamufin e o dance rap. Enquanto essa mistura ocorria surgiu o tão aclamado Gangsta Rap, com letras que relatavam de forma bastante direta a violência nas ruas, o uso de drogas e a oposição a polícia. O Gangsta Rap foi um passo muito importante para a cultura hiphop, pois potencializou de forma gigantesca a comercialização e conhecimento do rap mundialmente, com artistas como Tupac, Eazy-E, Snoop Dogg, LL Cool J, Notorius B.I.G e outros que são lembrados até os dias de hoje.


Comentários